Coordenador : Pedro Curvello Saavedra Avzaradel
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398477.2206.218085.29082023
Departamento/Setor: SDV
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O Público alvo das atividades de extensão está voltando para as comunidades das cidades de Niterói e Rio de Janeiro. As atividades serão presenciais. Naturalmente, estão contemplados nessa ação de extensão alunos e alunas da UFF, do Direito e de outros cursos.
Objetivo
Contribuir para o conhecimento (construção e reprodução) referente à interface entre Direitos Humanos, Governança e Meio ambiente na esfera pública - Democracia ambiental - levando em conta problemas atuais e a perspectiva de ratificação do Acordo de Escazú pelo Brasil. Contribuir para o conhecimento (construção e reprodução) referente à interface entre Direitos Humanos, Governança e Meio ambiente na esfera privada - ESG - explorando essa nova terminologia e bibliografia. O curso pretende ofertar um instrumental teórico e fomentar debates capazes de capacitar atores da sociedade que pretendam se inserir (seja profissionalmente seja como movimentos organizados) nos debates ambientais a partir de uma perspectiva democrática, transparente e com governança adequada. Essa capacitação e a promoção desses debates terão um impacto social significativo em nível local.
Resumo
O curso terá por objetivo explorar as relações entre os Direitos Humanos, a governança e as questões ambientais. Serão abordadas questões como as mudanças climáticas, a democracia ambiental e o novo paradigma do ESG (environmental, social and governance).